Você já pensou em usar o FGTS para comprar imóvel em 2021?
O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) é um direito de todo trabalhador que esteja sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Trata-se de um fundo de propriedade do trabalhador, mas que pode ser sacado apenas em algumas circunstâncias. Entre elas, a compra de um imóvel.
Mas afinal, como usar o FGTS para comprar o seu apê?
Preparamos algumas informações importantes para você neste post.
O Fundo de Garantia é um direito de todo trabalhador registrado no regime CLT, trabalhadores rurais, trabalhadores intermitentes, temporários, empregados domésticos, avulsos, safreiros e atletas profissionais.
Nem todas as pessoas podem usar o FGTS na compra do imóvel, já que o governo federal e os responsáveis por este benefício colocam algumas barreiras. Aliás, são 5 questões que você precisa seguir por quem tem interesse nessa compra:
Então, você segue estas 5 características exigidas dos interessados? Se a resposta for sim, pode ir adiante.
Sim! Segundo as regras do fundo, o saldo só pode ser sacado para a compra de um imóvel de caráter residencial.
Caso não tenha o valor para pagamento do imóvel à vista, o FGTS também pode ser utilizado para dar entrada em um financiamento ou para amortizar uma parte do saldo devedor ou quitar todas as parcelas.
São elas:
O primeiro passo é estar ciente de que alguns documentos são necessários para utilizar o FGTS na compra de moradias. Será preciso:
Reúna toda documentação de forma planejada para comprar imóvel em 2021.
Quando você utiliza o FGTS como parte do pagamento de um imóvel, você não lida diretamente com o dinheiro. É preciso solicitar o saque a um agente financeiro por meio de um documento e, assim que tudo estiver aprovado, o depósito é feito diretamente na conta do vendedor.
Esses agentes financeiros podem ser desde bancos até consórcios ou companhias de crédito imobiliário. É preciso estar atento para ver se o agente financeiro escolhido realmente trabalha com o FGTS, pois não são todos que atendem essa modalidade, principalmente quando falamos de bancos.
O imóvel também precisa estar sendo comprado em seu nome para que você consiga usar o FGTS, no entanto, você pode usar o saldo de outra pessoa desde que a compra esteja sendo realizada no nome dos dois.
Além disso, a cada dois anos você pode solicitar novamente o saldo do FGTS para abater parte do financiamento.
Vale ressaltar que nenhuma dívida do trabalhador o impede de usar o FGTS, ainda assim, é preciso ter em mente que estar endividado pode atrapalhar no processo de conseguir um financiamento ou consórcio.
Ficou interessado em comprar imóvel em 2021 usando seu fundo de garantia?
Aproveite para fazer contato conosco e conheça os nossos empreendimentos.
Para mais informações, fique à vontade para marcar uma visita ao empreendimento. Escreva-me também através das redes sociais:
Instagram: @fsconstrucoesbh
Facebook: @fsconstrucoesbh