Está pensando sobre investimento em imóveis?
Será que chegou a sua vez de realizar o sonho da casa própria?
A valorização do setor imobiliário é realidade devido à disponibilidade de crédito nunca vista anteriormente no país, ou seja, a baixa dos juros gera procura impactando o investimento em imóveis. Com a maior redução histórica da taxa básica de juros, efeitos benéficos para as operações de crédito e investimentos refletiram no mercado imobiliário, que por sua vez, aponta melhora nas vendas.
Leia este post até o final e saiba mais como a baixa dos juros impacta no investimento em imóveis!
A Selic (Sistema Especial de Liquidação e de Custódia) influência em todas as taxas de juros do país, como dos empréstimos, financiamentos e das aplicações financeiras.
Quando o BC altera a meta da Selic para baixo, a rentabilidade dos títulos atrelados a ela cai e, com isso, o custo dos bancos também diminui. Assim, uma redução da Selic, por exemplo, deve fazer com que os juros cobrados pelas instituições financeiras em empréstimos também caiam.
O contrário ocorre quando a Selic sobe: o custo dos bancos sobe e eles passam a cobrar mais pelos empréstimos.
A boa notícia é que neste momento a taxa Selic está em baixa!
O aquecimento do mercado imobiliário é resultado da diminuição da taxa básica de juros, a Selic, atualmente em 2% ao ano, o menor nível da história.
A presidente da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), Cristiane Portella, afirma que, mesmo que a taxa básica de juros (Selic) encerre o ano de 2021 com alta, a 3,5% ao ano, como sugerem previsões, os juros do financiamento imobiliário devem seguir na mínima histórica. (Fonte: monitormercantil.com)
Com as taxas de juros mais baixas, podemos destacar dois benefícios:
Diferente de outras crises, a pandemia acelerou o mercado imobiliário. O período é interessante também para quem compra à vista, porque, normalmente, tem uma negociação mais forte e ganha na valorização do imóvel.
Quer conquistar sua casa própria e dizer adeus para o aluguel? Conheça nossos empreendimentos, apaixone-se e veja como é fácil adquirir um imóvel.
Especialistas apontam que, como já aconteceu em 2020, o ano de 2021 será bom para investir no mercado imobiliário. Seja para realizar o sonho da casa própria, seja para investimento em imóveis, analistas e representantes do setor afirmam que, com baixas taxas de juros e boas opções de financiamento, o cenário deve continuar positivo para empresas e consumidores.
Conforme estudos de especialistas, a partir do momento em que as pessoas precisaram ficar em afastamento social, elas passaram a ficar muito mais tempo em casa. Isso fez com que elas tomassem consciência do quanto uma boa residência é importante para a qualidade de vida. Então, é possível afirmar que uma parte do crescimento do mercado imobiliário também se dá por esse motivo.
Para quem pretende comprar um imóvel em 2021, a dica é ter um bom planejamento financeiro para não correr risco de comprometer o investimento. Planejamento é a palavra-chave. Portanto, as pessoas têm que investir dentro da sua capacidade de pagamento. Se não pode comprar à vista, faça um financiamento que comprometa, no máximo, 25% da sua renda líquida.
Independentemente da situação do mercado, a compra de um imóvel é sempre uma decisão muito importante, que requer cuidados. Por isso, é importante verificar a documentação do imóvel, além de investigar o histórico da construtora.
Pesquise onde quer morar, avalie a localização do imóvel e a vizinhança ao redor. Ao visitar o imóvel, observe a qualidade da obra e os acabamentos.
Gostou das dicas? Aproveite-as para colocá-las em prática e adquirir o seu imóvel.
Para mais informações, fique à vontade para marcar uma visita ao empreendimento. Escreva-me também através das redes sociais:
Instagram: @fsconstrucoesbh
Facebook: @fsconstrucoesbh